Meu INSS – INSS Divulga Disponibilização de Todos Seus Serviços Pela Internet
O INSS anunciou nesta terça (19), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, os primeiros resultados do projeto de Transformação Digital no Instituto.
Vários serviços já podem ser feitos pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares) ou telefone 135. E até julho, todos os 90 serviços poderão ser realizados pelo segurado sem sair de casa.
Nota: Se ainda não tem sua senha do Meu INSS, clique aqui.
O conjunto dos novos serviços disponÃveis a distância representa uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais que agora poderão ser feitos pela internet e telefone.
“A concessão automática de benefÃcios também já é uma realidade no INSS: 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente, possibilitando resposta ao segurado em até 24hâ€, afirmou o presidente do INSS, Renato Vieira.
Além disso, ressaltou que, desde o mês de abril, a quantidade de benefÃcios analisados foi superior a de requerimentos realizados.
On line
Em maio os serviços de recurso, revisão e cópia de processos passaram a ser feitos pelo Meu INSS. Depois foi a vez dos 23 serviços de manutenção (mudar de agência, cadastrar procuração, solicitar pagamento não recebido). Hoje (19/06/2019), outros 19 serviços também passaram a ser feitos a distância (aposentadorias, pensões e Certidão de Tempo de Contribuição).
Outra novidade foi o lançamento da Calculadora da aposentadoria por Idade que calcula quanto tempo falta para se aposentar, simula a renda inicial, e mostra se o segurado tem realmente direito ao benefÃcio.
Até o fim de julho, 90 dos 96 serviços do INSS estarão disponÃveis pelo Meu INSS. Só serão presenciais a perÃcia médica, avaliação social, vista ou carga de processos, realização de prova de vida, devolução de documentos e outros cumprimentos de exigências.
Parcerias
A Transformação Digital do INSS resulta de uma inédita parceria institucional do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com a Secretaria Especial de Modernização do Estado (Presidência da República), a Secretaria de Governo Digital (Ministério da Economia) e Dataprev.
“O foco é devolver ao cidadão o direito ao protagonismo das ações do Governoâ€, afirmou a Secretária de Modernização do Estado, Márcia Luiza de Amorim. Para ela a digitalização dos serviços é um processo irreversÃvel.
O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, anunciou também que o objetivo é transformar 1000 serviços públicos em digitais até o ano que vem.
“Atualmente, todo aporte da Dataprev está focado na transformação digital do INSSâ€, afirmou a presidente da empresa de tecnologia, Christiane Edington . Ela destacou também que o Meu INSS já é o sétimo aplicativo do Governo mais acessado no paÃs.
Combate às fraudes
Ontem também, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a conversão da Medida Provisória nº 871 na Lei nº 13.846/2019 que visa combater fraudes previdenciárias, institui o Programa Especial para Análise de BenefÃcios com IndÃcios de Irregularidade e o Programa de Revisão de BenefÃcios por Incapacidade.
O Secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, também participou da cerimônia de sanção da Lei de Combate à s Fraudes. Durante a cerimônia, ele afirmou que entre 15% e 18% dos benefÃcios são concedidos irregularmente, por isso é necessária a revisão.
“É o inÃcio do novo sistema previdenciário. Esta lei endurece o processo de combate aos sonegadores, retira uma série de vácuos que existem na legislação, permite que o nosso INSS possa permanecer integro, hÃgido, para prestar serviço para a sociedadeâ€, acrescentou.
O aperfeiçoamento dos mecanismos de combate à s irregularidades já começou a dar resultados. Neste ano, o INSS já incrementou em 600% a quantidade de notificações aos beneficiários cujos benefÃcios recebidos apresentem algum indÃcio de irregularidades ou inconsistência.
Fonte: Blog Guia Trabalhista
Comentários