O contador como porta de entrada para ações de empreendedorismo

Muito mais que ter ideias, determinação e organização, o empreendedor precisa de suporte, planejamento financeiro e orientação para que o seu negócio seja sustentável, rentável e adequado quanto ao tipo de empresa e regime de tributação.

O sucesso de um negócio e de uma atitude empreendedora dependem de uma fonte de informações segura e técnica, que deve ser feita por um contador, cuja formação permite um auxílio estratégio e financeiro aos clientes.

Muitas empresas que fecham as portas em até dois anos, segundo dados do Sebrae, citam como razão a falta de capital de giro, seguida da falta de clientes e de problemas financeiros.

Principalmente para estreantes no mundo dos negócios e do empreendedorismo, o profissional da contabilidade exerce um papel de extrema importância para a organização da empresa, estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro.

A orientação de contadores ajuda a resolver mesmo as dúvidas mais comuns, que ocorrem desde a constituição de uma empresa, como regularização em vários órgãos, registro, etc.

A falta de informações específicas pode fazer diferença quando o negócio já estiver no mercado.

Outra dúvida muito comum de empreendedores é quanto aos encargos e obrigações legais e fiscais que determinadas atividades estarão sujeitas. Além disso, um profissional atualizado para assessorar o empreendedor nas obrigações com o "Leão" já faz com que o empresário tenha mais tempo para a administrar o próprio negócio.

Para a maioria das empresas, o contador Ã© a figura diretamente ligado ao princípio do negócio. É a porta de entrada para o ambiente empresarial. Ainda hoje, o papel do contador Ã© vinculado a trâmites burocráticos, procedimentos e obrigações fiscais. Porém, cada vez mais contadores englobam diferentes serviços às suas atvidades e tornam-se aliados fundamentais, prestando consultoria empresarial e
de gestão ao empreendedor.

Fonte: Mariana Bruno para o Portal Contábeis

Comentários

Deixe um Comentário